Você já ouviu falar em "inverter a sala de aula?" Conheça um pouco sobre este método que está revolucionando o jeito de ensinar e aprender:
Sala de aula invertida, ou flipped classroom, é o nome dado ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Ou seja, os alunos aprendem o conteúdo em casa, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, e a sala de aula é utilizada para discussão, esclarecimentos e realização de atividades sob a supervisão do professor.
Sala de aula invertida não é exatamente um método novo. Nasceu nos anos 90, nos Estados Unidos, mas só ganhou notoriedade recentemente através das ideias inovadoras e transformadoras do Salman Khan e sua Khan Academy.
No Brasil, este método é ainda pouco difundido, mas algumas de suas características nos remetem ao que conhecemos como ensino semi-presencial, modelo já presente em algumas instituições de ensino superior.
Apesar do ensino semi-presencial e sala de aula invertida não serem exatamente a mesma coisa, vale lembrar que podemos traçar um paralelo entre ambos os modelos e aplicar alguns princípios da "Sala de Aula Invertida" no ensino semi-presencial, a fim de torná-lo mais eficaz, afinal dividir o processo de ensino e aprendizagem em momentos presenciais e a distância já é visto como uma tendência mundial.
Mas, por que adotar o método "Sala de Aula Invertida"? Salman Khan defende a prática trazendo outro questionamento à tona: tradicionamente, em sala de aula, o professor prioriza a exposição de conteúdos e manda os alunos para casa com problemas para resolver. Porém, quem vai ajudá-los em casa?
Sabemos que as pessoas aprendem em ritmos diferentes. Portanto, um dos seus maiores benefícios está no fato do aluno ser exposto ao conteúdo, onde e quando quiser, dentro do seu ritmo, e aproveitar o tempo escasso de sala de aula para tirar dúvidas e aplicar o conhecimento adquirido de forma interativa e colaborativa. Um estudo realizado recentemente com alunos de um curso de Farmácia nos Estados Unidos foi publicado no American Journal of Pharmaceutical Education apontou que os alunos que usaram a lógica da sala de aula invertida tiveram seu rendimento aumentado em 5,1%.
Quer se aprofundar mais no assunto?
Palestra online da professora Edirce Ana sobre sala de aula invertida
E aí, o que você acha do método sala de aula invertida? Você acha que daria certo no Brasil? Que benefícios diretos este método traria para a nossa escola? Quais os maiores desafios e barreiras?
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